Objetivos e Competências

Como linha orientadora dos nossos objetivos, apresentamos os objetivos previstos na Lei de Bases do Sistema Educativo.

  • a) Assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social;
  • b) Assegurar que, nesta formação, sejam equilibradamente inter-relacionados o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano;
  • c) Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizar atividades manuais e promover a educação artística, de modo a sensibilizar para as diversas formas de expressão estética, detetando e estimulando aptidões nesses domínios;
  • d) Proporcionar a aprendizagem de uma primeira língua estrangeira e a iniciação de uma segunda;
  • e) Proporcionar a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos ou a inserção do aluno em esquemas de formação profissional, bem como facilitar a aquisição e o desenvolvimento de métodos e instrumentos de trabalho pessoal e em grupo, valorizando a dimensão humana do trabalho;
  • f) Fomentar a consciência nacional aberta à realidade concreta numa perspetiva de humanismo universalista, de solidariedade e de cooperação internacional;
  • g) Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores característicos da identidade, língua, história e cultura portuguesas;
  • h) Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afetiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante;
  • i) Proporcionar a aquisição de atitudes autónomas, visando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária;
  • j) Assegurar às crianças com necessidades educativas específicas, devidas, designadamente, a deficiências físicas e mentais, condições adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades;
  • l) Fomentar o gosto por uma constante atualização de conhecimentos;
  • m) Participar no processo de informação e orientação educacionais em colaboração com as famílias;
  • n) Proporcionar, em liberdade de consciência, a aquisição de noções de educação cívica e moral;
  • o) Criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo a todos os alunos.

E como meta, os alunos deverão à saída do 1º ciclo, ter desenvolvido a maior parte das competências gerais propostas na Lei de Bases do Sistema Educativo:

  1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
  2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;
  3. Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;
  4. Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação;
  5. Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados;
  6. Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
  7. Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
  8. Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa;
  9. Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;
  10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

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