Devido ao estado de pandemia do vírus COVID-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde, a 11 de março de 2020, o Externato estabeleceu medidas excecionais de organização e funcionamento para o ano letivo 2020/2021 e, agora para 2022/2023, que garantam a retoma das atividades educativas letivas e não letivas, em condições de segurança para toda a comunidade educativa.