História

Foi no ano 1962, que o Externato abriu portas à população Odivelense, sendo a única instituição de ensino particular, com alvará homologado.

Estava sob a direção do Professor António Pinto Corela e sua esposa, a Professora Maria Ilda Fallé de Sousa Quental.

Nessa altura, o Externato funcionava em regime masculino, já com duas turmas com dois anos de escolaridade a trabalhar em conjunto. A partir do ano 1967, este regime passou a ser misto. Na altura, os exames escritos e orais, a realizar pelos alunos, eram feitos em escolas oficiais.

Todos os alunos teriam de usar bata que era obrigatório.

Em agosto de 1979, o Externato abriu com nova direção, que atualmente ainda se mantém, pertencente a Maria Fernanda Serranito.

Até ao ano letivo 1982-1983, o método de avaliação dos alunos manteve-se, até o Externato conseguir Paralelismo Pedagógico, que deu à instituição autonomia de avaliação e aprovação, de alunos, entre os ciclos.

A essência do Externato, ainda hoje está presente no nosso quotidiano, pois sempre mantivemos a herança que nos foi transmitida formulando a nossa própria cultura, que se veio atualizando e acompanhando a evolução dos tempos.

Com a necessidade de motivar e dinamizar os alunos, de forma a torná-los agentes ativos numa sociedade futura, atualmente, os mesmos privilegiam de atividades extracurriculares, que podem variar de ano para ano consoante sugestões da comunidade escolar.

As visitas de estudo também são outra constante da nossa prática educativa, que fazem parte da história da instituição, e que promovem um desenvolvimento integral assentado nos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a estar.

Venha fazer parte da nossa História!